Bem-vindo a Telediu!

  • Inicio
  • Blog
  • O que você precisa saber sobre o seu Sistema Venoso

O que você precisa saber sobre o seu Sistema Venoso


03/05/2017
images

Longos períodos passados em pé ou sentado diariamente e a falta de exercício físico aumentam a pressão no sistema venoso. Predisposições genéticas e fatores hormonais causam ainda mais distensão das veias, logo as válvulas venosas não se fecham o suficiente.

Infelizmente, as veias dilatadas não podem ser restauradas ao seu estado original. O médico poderá removê-las cirurgicamente ou por uma esclerose, como também poderá prescrever uma meia de compressão ou ambos.


Qual é o efeito das meias de compressão?  

Elas ajudam a pressionar as veias dilatadas, de modo que as válvulas venosas possam se fechar novamente, facilitando o retorno do fluxo sanguíneo para o coração.



Como prevenir?

O exercício físico é o fator mais importante para prevenir o congestionamento das veias. Ele ativa a chamada “bomba muscular”. A pressão exercida pelas bombas da panturrilha ajuda o sangue a fluir de volta ao coração contra a ação da gravidade. Se os músculos se tornarem flácidos, ocorre um retorno do sangue venoso, que eventualmente acumulará na região do tornozelo.




Trombose Venosa Profunda e Embolismo Pulmonar

Distúrbios no fluxo sanguíneo favorecem a formação de coágulos (trombos) na parede dos vasos sanguíneos. Esses coágulos podem bloquear as veias e impedirem o fluxo de retorno do sangue. Isso causa ainda mais danos pela formação de trombos no sistema venoso profundo. Os primeiros sinais são inchaços da perna, dor e sensação de peso. Isto requer um tratamento médico urgente, pois pode conduzir a uma embolia pulmonar.

formação de trombo



Dr. Antônio Aleixo Neto