Bem-vindo a Telediu!

  • Inicio
  • Blog
  • Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama

Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama


18/10/2017
images

É muito comum que, durante o mês de outubro, diversas instituições e empresas participem e promovam iniciativas em apoio a conscientização sobre o câncer de mama, doença que mais causa morte entre as mulheres, quando diagnosticado tardiamente.

Mesmo com toda mobilização para compartilhar informações sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços corretos de diagnóstico e de tratamento, existem muitos mentiras que são divulgadas, principalmente, na internet.

Por nosso objetivo de sempre promover debates sobre o tema em nossas redes sociais assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença, separamos alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama. Confira!

Amamentar protege a mama do câncer

VERDADE - Durante a amamentação, as células mamárias ficam produzindo leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Outras pesquisam apontam ainda que o número de gestação e o estilo de vida também podem ter relação com a diminuição do risco de câncer de mama.
 

Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama

MITO - Não existem células mamárias nas axilas e nenhum estudo que comprove essa relação. Dessa forma, não passa de um boato que circula na Internet.
 

Fazer o autoexame de mamas todos os meses substitui a mamografia

MITO - O autoexame deve acontecer, assim como as visitas periódicas ao médico e a mamografia. Nenhum desses procedimentos são eficientes sozinhos.
 

O câncer de mama tem cura

VERDADE - O câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado de forma correta.

Deve-se levar em consideração também que o tratamento ideal deve ser escolhido pelo médico ou médica, uma vez que cada paciente responde de maneira particular às terapias.
 

Mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de terem câncer de mama


VERDADE - As mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de apresentar a doença. Mulheres com idade inferior a esta faixa etária, embora com menor frequência, também podem ter câncer de mama.
 

Apenas mulheres são atingidas por câncer de mama


MITO - O câncer de mama pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas a incidência é maior no público feminino (99%) do que no masculino (1%).


O câncer de mama não tem somente uma causa. O risco da doença aumenta por meio de fatores ambientais, comportamentais, da história reprodutiva, hormonais, genéticos e hereditários. Se quer esclarecer ainda mais questões sobre esse tipo câncer confira nosso artigo Câncer de mama: o que a mulher precisa saber?